Os estudos realizados no Laboratório se organizam em 4 linhas de pesquisa:
1- Desenvolvimento sociocognitivo e linguagem
Investiga o desenvolvimento infantil no que diz respeito à construção da compreensão do mundo social, o que tem sido designado na literatura como teoria da mente, e sua relação com a linguagem, numa perspectiva em que a linguagem tem um caráter constitutivo do pensamento.
2 - Concepções sobre desenvolvimento infantil
Investiga as diferentes concepções culturalmente construídas a respeito da infância, explorando as formas de olhar, pensar e agir na relação com a criança na sociedade contemporânea.
3 - Cultura Lúdica, Educação e Desenvolvimento Infantil
Investiga e fomenta a utilização de atividades lúdicas no âmbito da educação e da saúde, de acordo com diferentes abordagens teóricas relativas ao desenvolvimento infantil. Estimula a reflexão sobre a importância do brincar na infância e na constituição do ser e da cultura.
4 - Educação Inclusiva e as interfaces com a Saúde
Investiga as ações entre saúde e educação na perspectiva da inclusão: inclusão escolar; a interface entre saúde e educação; a atividade lúdica nos processos de inserção social; e, atenção à infância com deficiência e transtornos do desenvolvimento.
A produção em pesquisa do LEDH está ligada a 2 Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório do CNPq: